SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número58O jogo tradicional no contexto atual da quarta colônia de imigração italiana no Rio Grande do SulGestão esportiva e de lazer: uma análise de sites oficiais de 59 municípios baianos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

DINIZ, Irlla Karla dos Santos  e  DARIDO, Suraya Cristina. O que ensinar sobre dança no ensino médio?. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.58, e56603.  Epub 11-Set-2019. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e56603.

O objetivo desse estudo foi delinear caminhos formativos para a dança no Ensino Médio (EM) a partir de investigações nas Propostas Curriculares Estaduais (PCE), na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)1 e nos relatos de professores que trabalham com a formação inicial em Educação Física com as disciplinas de dança. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa que utilizou-se da análise documental e de entrevistas-semiestruturadas como instrumentos para coleta de dados. Como principais resultados, evidenciamos que ainda há dúvidas sobre o caminho formativo da dança no EM, entretanto, as análises indicaram interfaces com as danças populares, de salão e urbanas, além da relevância de aspectos mais específicos como os elementos histórico-culturais, o ritmo e a criatividade.

Palavras-chave : Educação física escolar; Dança; Ensino médio; Currículo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )