SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número58O que ensinar sobre dança no ensino médio?Preocupações dos professores de Educação Física no início da carreira docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

AVILA, Marco Aurélio; BAHIA, Cristiano de Sant anna  e  ROSA, Claudio Damião. Gestão esportiva e de lazer: uma análise de sites oficiais de 59 municípios baianos. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.58, e56613.  Epub 11-Set-2019. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e56613.

Objetivamos com o presente estudo contribuir com a compreensão e a qualidade da gestão de esporte e lazer. Nesse sentido, focamos em quatro aspectos: (1) disponibilidade de informação; (2) sexo dos gestores; (3) atenção dada ao esporte e lazer; e (4) caminhos para avanços. Nosso objeto de estudo consistiu em 59 sites oficiais de municípios alocados em quatro Territórios de Identidade da Bahia. O estudo foi documental e descritivo. Identificamos que muitos municípios baianos apresentam problemas quanto à disponibilidade de informações sobre esporte e lazer, que o cargo de gestor municipal tende a ser assumido por homens e que algumas regiões podem apresentar maior enfoque em determinado setor (esporte ou lazer). Concluímos que a gestão de esporte e lazer na maioria dos municípios pesquisados necessita de mudanças, e nesse sentido, apresentamos quatro propostas visando contribuir para sua qualificação.

Palavras-chave : Exercício; Políticas públicas; Acesso à informação; Atividades de lazer.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )