SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número58Gestión deportiva y de ocio: un análisis de sitios oficiales de 59 municipios de la BahiaEl cuerpo en las clases de Educación Física: concepciones y prácticas pedagógicas en el Colegio de la Policía Militar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

FAVATTO, Naline Cristina  y  BOTH, Jorge. Preocupações dos professores de Educação Física no início da carreira docente. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.58, e56655.  Epub 11-Sep-2019. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e56655.

A presente pesquisa analisou as preocupações dos professores de educação física em início da carreira. O estudo descritivo de abordagem qualitativa conta com a participação de 16 professores efetivos entre o 1º e 4º ano de docência nas escolas municipais e estaduais de Maringá (Paraná). Para coleta de dados foi empregada a entrevista semiestruturada e as informações foram analisadas conforme a técnica da análise de conteúdo. Os resultados evidenciam que todos os grupos apresentam preocupações com as dimensões consigo, tarefa, impacto da tarefa, realidade social do aluno, políticas públicas para a educação e status da disciplina. Além disso, observou-se que as inquietações dos professores com um e dois anos de carreira apresentam comportamento mais crítico e resistente frente às normas da instituição, enquanto os docentes com três e quatro anos de magistério apresentam postura crítica e ponderada frente aos problemas do trabalho.

Palabras clave : Preocupações; Professores; Educação física.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )