SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número58Gestão esportiva e de lazer: uma análise de sites oficiais de 59 municípios baianosO corpo nas aulas de educação física: concepções e práticas pedagógicas no colégio da polícia militar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

FAVATTO, Naline Cristina  e  BOTH, Jorge. Preocupações dos professores de Educação Física no início da carreira docente. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.58, e56655.  Epub 11-Set-2019. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e56655.

A presente pesquisa analisou as preocupações dos professores de educação física em início da carreira. O estudo descritivo de abordagem qualitativa conta com a participação de 16 professores efetivos entre o 1º e 4º ano de docência nas escolas municipais e estaduais de Maringá (Paraná). Para coleta de dados foi empregada a entrevista semiestruturada e as informações foram analisadas conforme a técnica da análise de conteúdo. Os resultados evidenciam que todos os grupos apresentam preocupações com as dimensões consigo, tarefa, impacto da tarefa, realidade social do aluno, políticas públicas para a educação e status da disciplina. Além disso, observou-se que as inquietações dos professores com um e dois anos de carreira apresentam comportamento mais crítico e resistente frente às normas da instituição, enquanto os docentes com três e quatro anos de magistério apresentam postura crítica e ponderada frente aos problemas do trabalho.

Palavras-chave : Preocupações; Professores; Educação física.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )