SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número58Preocupações dos professores de Educação Física no início da carreira docenteEducação Física escolar no ensino fundamental: o planejamento participativo na organização didático-pedagógica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

MACHADO, Aline Gomes  e  BAPTISTA, Tadeu João Ribeiro. O corpo nas aulas de educação física: concepções e práticas pedagógicas no colégio da polícia militar. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.58, e57266.  Epub 11-Set-2019. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e57266.

O presente estudo tem como objetivo principal investigar como as questões relativas ao corpo têm sido desenvolvidas nas aulas de Educação Física em um colégio da Polícia Militar de Goiânia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, com coleta feita pela entrevista semiestruturada e análise dos documentos norteadores da prática pedagógica dos professores de Educação Física. Pôde-se perceber que a relação entre corpo e aprendizagem nas aulas de Educação Física estão distantes dos aspectos da linguagem e da expressão corporal, tendo como eixo norteador, o esporte. Existe uma preocupação com aspectos transversais, mas, eles tendem a ser tratados como debates e não problematizados nas próprias práticas corporais. Apesar do potencial desses temas para uma formação crítica, eles são negligenciados na práxis pedagógica da Educação Física escolar sem as experiências sistematizadas. Portanto, não há a aquisição de conhecimento das diversas manifestações culturais que poderiam emergir criticamente das aulas.

Palavras-chave : Educação física; Corpo; Linguagem; Colégio militar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )