SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue58From critical pedagogy to critical pedagogy: the movement of elaboration of a teaching proposal in Physical EducationRethinking gender relations under the experience of Ultimate Frisbee activities in the school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Motrivivência

On-line version ISSN 2175-8042

Abstract

MARANI, Vitor Hugo; LIMA, Reginaldo Calado de  and  LARA, Larissa Michelle. O (re)conhecimento da cultura na Educação Física latino-americana: uma leitura a partir de documentos educacionais. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.58, e55644.  Epub Sep 11, 2019. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e55644.

O texto foi estruturado pelo reconhecimento da tematização da cultura na educação física a partir da leitura de documentos educacionais orientadores da referida área em países latino-americanos. Para tanto, foram selecionados oito países que integram a América Latina - Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Cuba, México, Uruguai e Venezuela - bem como, os respectivos documentos que orientam a educação e a educação física desses países com o intuito de problematizar como a cultura emerge nesses diferentes contextos sociais. A partir da leitura, foi possível constatar que a cultura não é um dos principais temas abordados nos documentos, embora esteja presente na discussão que envolve a área sob prismas distintos. Em suma, grande parte dos documentos tematiza a cultura a partir de perspectivas em que a tônica esteja no diálogo com a área das ciências humanas e sociais, o que aponta para a movimentação da área em buscar novas problemáticas que se atentem à valorização do movimento humano nas aulas de educação física por meio do reconhecimento das particularidades culturais de cada país.

Keywords : Educação física; Cultura; Políticas educacionais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )