SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número58De la pedagogía crítica à la pedagogía crítica: el movimiento de elaboración de una propuesta de enseñanza de la Educación FísicaRepensando las relaciones de género en las experiencias de Ultimate Frisbee en la escuela índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

MARANI, Vitor Hugo; LIMA, Reginaldo Calado de  y  LARA, Larissa Michelle. O (re)conhecimento da cultura na Educação Física latino-americana: uma leitura a partir de documentos educacionais. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.58, e55644.  Epub 11-Sep-2019. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e55644.

O texto foi estruturado pelo reconhecimento da tematização da cultura na educação física a partir da leitura de documentos educacionais orientadores da referida área em países latino-americanos. Para tanto, foram selecionados oito países que integram a América Latina - Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Cuba, México, Uruguai e Venezuela - bem como, os respectivos documentos que orientam a educação e a educação física desses países com o intuito de problematizar como a cultura emerge nesses diferentes contextos sociais. A partir da leitura, foi possível constatar que a cultura não é um dos principais temas abordados nos documentos, embora esteja presente na discussão que envolve a área sob prismas distintos. Em suma, grande parte dos documentos tematiza a cultura a partir de perspectivas em que a tônica esteja no diálogo com a área das ciências humanas e sociais, o que aponta para a movimentação da área em buscar novas problemáticas que se atentem à valorização do movimento humano nas aulas de educação física por meio do reconhecimento das particularidades culturais de cada país.

Palabras clave : Educação física; Cultura; Políticas educacionais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )