SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número58Da pedagogia crítica à pedagogia crítica: o movimento de elaboração de uma proposta de ensino de Educação FísicaRepensando as relações de gênero nas vivências do ultimate frisbee na escola índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

MARANI, Vitor Hugo; LIMA, Reginaldo Calado de  e  LARA, Larissa Michelle. O (re)conhecimento da cultura na Educação Física latino-americana: uma leitura a partir de documentos educacionais. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.58, e55644.  Epub 11-Set-2019. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e55644.

O texto foi estruturado pelo reconhecimento da tematização da cultura na educação física a partir da leitura de documentos educacionais orientadores da referida área em países latino-americanos. Para tanto, foram selecionados oito países que integram a América Latina - Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Cuba, México, Uruguai e Venezuela - bem como, os respectivos documentos que orientam a educação e a educação física desses países com o intuito de problematizar como a cultura emerge nesses diferentes contextos sociais. A partir da leitura, foi possível constatar que a cultura não é um dos principais temas abordados nos documentos, embora esteja presente na discussão que envolve a área sob prismas distintos. Em suma, grande parte dos documentos tematiza a cultura a partir de perspectivas em que a tônica esteja no diálogo com a área das ciências humanas e sociais, o que aponta para a movimentação da área em buscar novas problemáticas que se atentem à valorização do movimento humano nas aulas de educação física por meio do reconhecimento das particularidades culturais de cada país.

Palavras-chave : Educação física; Cultura; Políticas educacionais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )