SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue58Review of the work “Physical Education and sport in the 21st century”Ethics, autonomy and critical thinking in the High School Physical Education classes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Motrivivência

On-line version ISSN 2175-8042

Abstract

MARQUES, Marcelo; RIBEIRO, Nayana  and  COLARES, Jeisa. O ensino do basquetebol e o espaço físico em questão: um relato de experiência a partir de uma escola pública do Norte. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.58, e56328.  Epub Sep 11, 2019. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e56328.

O basquetebol demanda um espaço físico escolar melhor estruturado e isso parece ser um fator limitante para o desenvolvimento deste nas escolas públicas brasileiras. O objetivo deste estudo é relatar a experiência prática de apresentar o basquetebol a alunos da sétima série nas aulas de educação física em uma escola pública da cidade de Manaus que não disponibiliza espaço apropriado para a prática. Quatro aulas (teóricas e práticas) abordando o basquetebol foram propostas a 36 alunos do ensino fundamental 2. Constatamos que, apesar de severas limitações, é possível apresentar o basquetebol aos alunos da escola pública mesmo sem espaço físico apropriado. Contudo, para um processo contínuo de aprendizado, é necessário viabilizar o acesso ao basquetebol com uma proposta pedagógica dinâmica, em alinhamento com a escola e a comunidade, indicando ainda que o professor deve ser agente central para costurar adaptações à realidade social e cultural da escola a partir de uma perspectiva crítica.

Keywords : Basquetebol; Educação física escolar; Ensino púbico; Estrutura.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )