SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número58Reseña de la obra “Educación Física y deporte en el siglo XXI”Ética, autonomía y pensamiento crítico en las clases de Educación Física en la Escuela Secundaria índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

MARQUES, Marcelo; RIBEIRO, Nayana  y  COLARES, Jeisa. O ensino do basquetebol e o espaço físico em questão: um relato de experiência a partir de uma escola pública do Norte. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.58, e56328.  Epub 11-Sep-2019. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e56328.

O basquetebol demanda um espaço físico escolar melhor estruturado e isso parece ser um fator limitante para o desenvolvimento deste nas escolas públicas brasileiras. O objetivo deste estudo é relatar a experiência prática de apresentar o basquetebol a alunos da sétima série nas aulas de educação física em uma escola pública da cidade de Manaus que não disponibiliza espaço apropriado para a prática. Quatro aulas (teóricas e práticas) abordando o basquetebol foram propostas a 36 alunos do ensino fundamental 2. Constatamos que, apesar de severas limitações, é possível apresentar o basquetebol aos alunos da escola pública mesmo sem espaço físico apropriado. Contudo, para um processo contínuo de aprendizado, é necessário viabilizar o acesso ao basquetebol com uma proposta pedagógica dinâmica, em alinhamento com a escola e a comunidade, indicando ainda que o professor deve ser agente central para costurar adaptações à realidade social e cultural da escola a partir de uma perspectiva crítica.

Palabras clave : Basquetebol; Educação física escolar; Ensino púbico; Estrutura.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )