Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Motrivivência
versão On-line ISSN 2175-8042
Resumo
MARQUES, Marcelo; RIBEIRO, Nayana e COLARES, Jeisa. O ensino do basquetebol e o espaço físico em questão: um relato de experiência a partir de uma escola pública do Norte. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.58, e56328. Epub 11-Set-2019. ISSN 2175-8042. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e56328.
O basquetebol demanda um espaço físico escolar melhor estruturado e isso parece ser um fator limitante para o desenvolvimento deste nas escolas públicas brasileiras. O objetivo deste estudo é relatar a experiência prática de apresentar o basquetebol a alunos da sétima série nas aulas de educação física em uma escola pública da cidade de Manaus que não disponibiliza espaço apropriado para a prática. Quatro aulas (teóricas e práticas) abordando o basquetebol foram propostas a 36 alunos do ensino fundamental 2. Constatamos que, apesar de severas limitações, é possível apresentar o basquetebol aos alunos da escola pública mesmo sem espaço físico apropriado. Contudo, para um processo contínuo de aprendizado, é necessário viabilizar o acesso ao basquetebol com uma proposta pedagógica dinâmica, em alinhamento com a escola e a comunidade, indicando ainda que o professor deve ser agente central para costurar adaptações à realidade social e cultural da escola a partir de uma perspectiva crítica.
Palavras-chave : Basquetebol; Educação física escolar; Ensino púbico; Estrutura.