SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número58La enseñanza del baloncesto y el espacio físico en cuestión: un relato de experiencia a partir de una escuela pública del Norte índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

MONTIEL, Fabiana Celente; AFONSO, Mariângela da Rosa; SANTOS, Leontine Lima dos  y  SILVA, Patrícia da Rosa Louzada da. Ética, autonomia e pensamento crítico nas aulas de Educação Física no ensino médio. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.58, e56991.  Epub 11-Sep-2019. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e56991.

Os temas ética, autonomia e pensamento crítico em práticas de Educação Física (EF) no Ensino Médio (EM) necessitam maiores discussões no campo acadêmico, já que a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação prevê o desenvolvimento dessas temáticas como uma das finalidades desse nível de ensino. O objetivo do estudo foi mapear, em artigos de alguns periódicos nacionais da área, a produção do conhecimento sobre as práticas pedagógicas dos professores de EF. Foi realizado um estado de estado da arte em seis periódicos, a partir do descritor “ensino médio” no resumo; foram encontrados 93 artigos, sendo que 25 abordavam os temas em questão e apenas 9 tratavam de um ação, aplicação e/ou intervenção prática nas aulas de EF no EM. Portanto, faz-se necessário incorporar práticas pedagógicas a partir desses temas, com estratégias que valorizem a área, cumpram a legislação e contemplem uma formação integral e cidadã do educando.

Palabras clave : Educação física; Ensino médio; Ética; Pensamento crítico; Autonomia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )