SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número59Las representaciones sociales de los estudiantes universitarios de un curso de Educación Física en la zona occidental de Río de Janeiro sobre el jiu-jitsu brasileñoEducación Física y examen nacional de desempeño de estudiantes (ENADE): perfil de las pruebas de 2004 a 2017 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

BRASILEIRO, Lívia Tenorio  y  SOUZA, Ana Aparecida Almeida de. Saberes docentes de professoras de Educação Física sobre o conteúdo dança. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.59, e57329.  Epub 03-Dic-2019. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e57329.

Este estudo tem como objetivo geral: analisar os saberes docentes que os/as professores/as de Educação Física têm para ensinar o conteúdo de dança. Desenvolvemos uma pesquisa com base em uma metodologia colaborativa, uma das modalidades da pesquisa-ação, que envolve investigadores e professores/as, na medida em que estes reconhecem sua situação educativa, seu contexto de ação e sejam capazes de indagarem e teorizarem a própria prática. A pesquisa foi realizada com duas professoras, ambas licenciadas em Educação Física, na cidade de Campina Grande-PB, através de uma entrevista semiestruturada, sendo analisadas através das reflexões ontológicas e epistemológicas. Os saberes identificados nas falas dos sujeitos nos permitem apontar que há uma valorização do saber experiencial, saberes esses que constituem essas professoras como pessoas que dançam ao longo de suas vidas, dentro e fora da escola.

Palabras clave : Saberes docentes; Dança; Prática pedagógica; Educação física.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )