SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número59Saberes docentes de professoras de Educação Física sobre o conteúdo dançaO futebol na Colônia Santa Felicidade: memórias de uma identidade imigrante italiana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

SANTOLIN, Cezar Barbosa  e  KAIZER, Cibele Denise. Educação Física e exame nacional de desempenho de estudantes (ENADE): perfil das provas de 2004 a 2017. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.59, e57444.  Epub 03-Dez-2019. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e57444.

O objetivo deste estudo foi descrever as características das provas aplicadas no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) na área de Educação Física entre os anos de 2004 a 2017. Para tanto, oito provas foram analisadas em relação à estrutura geral e ao conteúdo das questões de conhecimentos específicos. Utilizou-se análise de conteúdo temática para categorizar as questões, aplicando até três rótulos em cada. Após isso, agrupou-se os rótulos em categorias conforme a proximidade temática. Os resultados foram quantificados com estatística descritiva e apresentados em quadros. A análise permitiu concluir que estruturalmente as provas mantiveram uma grande homogeneidade, enquanto no conteúdo das questões houve considerável especificidade com as habilitações. A licenciatura apresentou menor diversidade temática, com grande parte do conteúdo composto pela dimensão pedagógica - tanto nas questões objetivas quanto nas discursivas. Concluiu-se, por fim, que o perfil das provas não só permite uma descrição fácil como também uma boa preparação.

Palavras-chave : Avaliação educacional; Educação superior; Educação física e treinamento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )