SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número59Educação Física e exame nacional de desempenho de estudantes (ENADE): perfil das provas de 2004 a 2017Primeiros Jogos Mundiais dos Povos Indígenas: uma análise da percepção dos espectadores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

CANEDO JUNIOR, Luiz; CAPRARO, André Mendes  e  SOUZA, Maria Thereza. O futebol na Colônia Santa Felicidade: memórias de uma identidade imigrante italiana. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.59, e57675.  Epub 03-Dez-2019. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e57675.

Fundada no final do século XIX uma antiga colônia de imigrantes italianos, tornou-se um dos bairros mais tradicionais de Curitiba-PR. Muito famosa pelos seus restaurantes de comida típica e vinícolas, Santa Felicidade é a sede de dois clubes tradicionais de futebol, a Sociedade Operária Beneficente Esportiva Iguaçu e o Trieste Futebol Clube. O presente artigo objetiva entender como o futebol participou(a) da (re)construção da identidade “italiana” dentro da colônia/bairro Santa Felicidade. Por meio dos procedimentos teóricos e metodológicos da História Oral foi possível perceber que os fragmentos memoriais analisados se tratam de fenômenos sociais em construção. As manifestações étnicas como a gastronomia e a arquitetura singular, juntamente com o futebol, mostram como os italianos construíram ao longo dos anos uma identidade, mesmo que estereotipada, dentro de Santa Felicidade.

Palavras-chave : Futebol; Imigração; História oral; Memória; Identidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )