SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número59Primeiros Jogos Mundiais dos Povos Indígenas: uma análise da percepção dos espectadoresImplementação de políticas públicas: a organização do esporte e lazer no Programa Novo Mais Educação na rede municipal de educação de Ponta Grossa - Paraná (2017) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

OLIVEIRA, Fernanda Romano da Silva e; LOPES, Keyla Ferrari; CARVALHO, Camila Lopes de  e  ARAUJO, Paulo Ferreira de. A visão da pessoa com deficiência por crianças sem deficiência entremeada pela dança: um encontro de possibilidades. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.59, e57877.  Epub 03-Dez-2019. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e57877.

A sociedade brasileira é legalmente inclusiva. Contudo, dificuldades em efetivá-la despontam, principalmente referentes às interações pessoais. Assim, esse estudo objetivou verificar a percepção pelas crianças sem deficiência sobre a performance de pessoas com deficiência por meio da dança. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa em três fases: uma inicial com roda de conversa e realização de desenhos sobre a dança e a pessoas com deficiência, por 13 crianças do curso Esporte Criança, do SESC Santana, sobre a pessoa com deficiência e suas possibilidades de dançar; uma intervenção com a vivência, pelas crianças, da Metodologia Contato Improvisação, finalizada com uma aula conjunta com dançarinos com deficiência intelectual e física; e uma final construção de um novo desenho sobre o mesmo tema. Com os dados apreciados por análise de conteúdo, foi verificado que o contato entre as crianças e as pessoas com deficiência por meio da dança contribuiu com a superação de preconceitos e com a construção de conhecimentos acerca das potencialidades dessa população.

Palavras-chave : Dança; Pessoas com deficiência; Relações interpessoais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )