SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número59Implementação de políticas públicas: a organização do esporte e lazer no Programa Novo Mais Educação na rede municipal de educação de Ponta Grossa - Paraná (2017)Jogos e brincadeiras: o ensino mediado pelas tecnologias da informação e comunicação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

BENDER, Natália  e  GOELLNER, Silvana Vilodre. A participação de ginastas do Rio Grande do Sul nos Jogos Olímpicos: trajetórias, narrativas e memórias. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.59, e58016.  Epub 03-Dez-2019. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e58016.

Fundamentado no aporte teórico-metodológico da História Oral, este texto tematiza a participação de ginastas do Rio Grande do Sul nos Jogos Olímpicos, tendo como foco suas narrativas. Como fontes, foram utilizadas entrevistas realizadas com os/as sete ginastas gaúchos/as participantes desse megaevento e outras narrativas cujo conteúdo se relaciona com o tema. As entrevistas foram cotejadas com outras fontes como reportagens, livros, artigos acadêmicos e atlas esportivos. A análise de conteúdo foi utilizada como ferramenta analítica, considerando as etapas de pré-análise, exploração do material empírico e tratamento dos dados. Do entrecruzamento entre as fontes, identificamos que os/as ginastas iniciaram sua trajetória esportiva na escola e posteriormente se transferiram para clubes, onde tiveram formação básica na ginástica, e para aprimorar suas performances migraram para outros estados. A participação nos Jogos Olímpicos foi representada como um momento ímpar em suas trajetórias, inscrevendo a ginástica em suas memórias, histórias e corpos.

Palavras-chave : Ginástica; Jogos olímpicos; Memória.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )