SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número59A participação de ginastas do Rio Grande do Sul nos Jogos Olímpicos: trajetórias, narrativas e memóriasUm diálogo teórico-metodológico sobre a técnica no pensamento de Vitor Marinho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

NARDON, Tiago Aparecido  e  GONZALEZ, Fernando Jaime. Jogos e brincadeiras: o ensino mediado pelas tecnologias da informação e comunicação. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.59, e58147.  Epub 03-Dez-2019. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e58147.

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação se justificam na medida em que podem propiciar condições que potencializem as aprendizagens. Os estudos que embasam esta premissa estão majoritariamente direcionados ao final do Ensino Fundamental e Médio. Assim, este estudo objetivou verificar alterações no processo de ensino de conteúdos da Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental com o uso das TIC. Para isso foi implementada uma unidade didática sobre jogos populares e tradicionais para duas turmas do terceiro ano, onde para uma delas foram usadas as TIC e para a outra não. O registro das aulas foi feito por meio de diário de campo. Os resultados culminaram em quatro categorias de análise, sendo elas: a) organização do trabalho docente; b) limitações das TIC nas aulas; c) potencialidades das TIC nas aulas; d) as TIC no ensino da Educação Física na perspectiva do professor.

Palavras-chave : Educação física escolar; Anos iniciais do ensino fundamental; Tecnologias da informação e comunicação; Jogo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )