SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue59Games and games: education mediated by information and comunication technologiesPhysical education in the periodics of the imperial medicine academy between 1870 and 1889 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Motrivivência

On-line version ISSN 2175-8042

Abstract

DIAS, Leon Ramyssés Vieira; MALINA, André  and  AZEVEDO, Ângela Celeste Barreto de. Um diálogo teórico-metodológico sobre a técnica no pensamento de Vitor Marinho. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.59, e58223.  Epub Dec 03, 2019. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e58223.

Os anos de 1980 foram marcantes para a Educação Física, pois disseminou-se o pensamento renovador e surgiu a perspectiva sociocultural. Nesse período, houve críticas à luz das Ciências Humanas e Sociais aos paradigmas positivistas (como o tecnicismo) nas produções da época. Dessa forma, o presente estudo teve por objetivo identificar a concepção da técnica na perspectiva sociocultural por meio da análise da obra de Vitor Marinho, um dos intelectuais responsáveis pela difusão do movimento renovador. Para tal, foram analisados três textos publicados pelo autor na década de 80, evidenciando os elementos explícitos e implícitos sobre a técnica e suas questões. Os dados foram tratados qualitativamente, embasados pelo referencial teórico de Álvaro Vieira Pinto. Os resultados apontaram que a mudança de referencial teórico-epistemológico que ocorreu com o pensamento renovador promoveu contribuições para pensar a técnica em uma perspectiva crítica e humanista, embora de forma imperfeita relativamente ao referencial teórico escolhido.

Keywords : Conhecimento; Estudo de prova de conceito; Tendência; Humanismo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )