SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número59Juegos y juegos: la enseñanza mediada por las tecnologías de la información y la comunicaciónLa educación física en los periódicos de la academia imperial de medicina entre 1870 y 1889 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

DIAS, Leon Ramyssés Vieira; MALINA, André  y  AZEVEDO, Ângela Celeste Barreto de. Um diálogo teórico-metodológico sobre a técnica no pensamento de Vitor Marinho. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.59, e58223.  Epub 03-Dic-2019. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e58223.

Os anos de 1980 foram marcantes para a Educação Física, pois disseminou-se o pensamento renovador e surgiu a perspectiva sociocultural. Nesse período, houve críticas à luz das Ciências Humanas e Sociais aos paradigmas positivistas (como o tecnicismo) nas produções da época. Dessa forma, o presente estudo teve por objetivo identificar a concepção da técnica na perspectiva sociocultural por meio da análise da obra de Vitor Marinho, um dos intelectuais responsáveis pela difusão do movimento renovador. Para tal, foram analisados três textos publicados pelo autor na década de 80, evidenciando os elementos explícitos e implícitos sobre a técnica e suas questões. Os dados foram tratados qualitativamente, embasados pelo referencial teórico de Álvaro Vieira Pinto. Os resultados apontaram que a mudança de referencial teórico-epistemológico que ocorreu com o pensamento renovador promoveu contribuições para pensar a técnica em uma perspectiva crítica e humanista, embora de forma imperfeita relativamente ao referencial teórico escolhido.

Palabras clave : Conhecimento; Estudo de prova de conceito; Tendência; Humanismo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )