SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número59Jogos e brincadeiras: o ensino mediado pelas tecnologias da informação e comunicaçãoA educação física nos periódicos da academia imperial de medicina entre 1870 e 1889 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

DIAS, Leon Ramyssés Vieira; MALINA, André  e  AZEVEDO, Ângela Celeste Barreto de. Um diálogo teórico-metodológico sobre a técnica no pensamento de Vitor Marinho. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.59, e58223.  Epub 03-Dez-2019. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e58223.

Os anos de 1980 foram marcantes para a Educação Física, pois disseminou-se o pensamento renovador e surgiu a perspectiva sociocultural. Nesse período, houve críticas à luz das Ciências Humanas e Sociais aos paradigmas positivistas (como o tecnicismo) nas produções da época. Dessa forma, o presente estudo teve por objetivo identificar a concepção da técnica na perspectiva sociocultural por meio da análise da obra de Vitor Marinho, um dos intelectuais responsáveis pela difusão do movimento renovador. Para tal, foram analisados três textos publicados pelo autor na década de 80, evidenciando os elementos explícitos e implícitos sobre a técnica e suas questões. Os dados foram tratados qualitativamente, embasados pelo referencial teórico de Álvaro Vieira Pinto. Os resultados apontaram que a mudança de referencial teórico-epistemológico que ocorreu com o pensamento renovador promoveu contribuições para pensar a técnica em uma perspectiva crítica e humanista, embora de forma imperfeita relativamente ao referencial teórico escolhido.

Palavras-chave : Conhecimento; Estudo de prova de conceito; Tendência; Humanismo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )