SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número59La educación física en los periódicos de la academia imperial de medicina entre 1870 y 1889Las inspiraciones freirianas y Educación Física escolar: la organización del currículo de la en una comunidad de aprendizaje brasileña índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

SURDI, Aguinaldo Cesar; RODRIGUES, Wanessa Cristina Maranhão de Freitas; FREIRE, Erika Janaina Santiago Moreira  y  KUNZ, Elenor. Educação e sensibilidade: o brincar e o “se movimentar” da criança pequena na escola. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.59, e58318.  Epub 03-Dic-2019. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e58318.

Este estudo teve como objetivo central investigar como o brincar e o se-movimentar são proporcionados no espaço escolar e de que maneira eles contribuem para a educação da sensibilidade da criança pequena. Foi desenvolvido um estudo de caso que envolveu duas escolas municipais da cidade de Capinzal, SC; uma localizada no interior do município e a outra na cidade. Foi selecionada uma turma de crianças entre 4 e 6 anos de idade em cada escola, que totalizaram 40 crianças. Constatou-se que o brincar e o se-movimentar nas escolas estudadas acontecem muitas vezes por intermédio do controle dos professores, sempre com o intuito de promover uma competição e de chegar a um resultado final. Portanto, nas escolas investigadas, o incentivo à construção de situações que possibilitem o desenvolvimento da sensibilidade recebe pouca importância, o que compromete significativamente a educação da sensibilidade dessas crianças e limita o poder de criação.

Palabras clave : Brincar e se-movimentar; Sensibilidade; Criança; Escola.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )