SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número59A educação física nos periódicos da academia imperial de medicina entre 1870 e 1889Inspirações Freirianas e Educação Física escolar: a organização do currículo em uma comunidade de aprendizagem brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

SURDI, Aguinaldo Cesar; RODRIGUES, Wanessa Cristina Maranhão de Freitas; FREIRE, Erika Janaina Santiago Moreira  e  KUNZ, Elenor. Educação e sensibilidade: o brincar e o “se movimentar” da criança pequena na escola. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.59, e58318.  Epub 03-Dez-2019. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e58318.

Este estudo teve como objetivo central investigar como o brincar e o se-movimentar são proporcionados no espaço escolar e de que maneira eles contribuem para a educação da sensibilidade da criança pequena. Foi desenvolvido um estudo de caso que envolveu duas escolas municipais da cidade de Capinzal, SC; uma localizada no interior do município e a outra na cidade. Foi selecionada uma turma de crianças entre 4 e 6 anos de idade em cada escola, que totalizaram 40 crianças. Constatou-se que o brincar e o se-movimentar nas escolas estudadas acontecem muitas vezes por intermédio do controle dos professores, sempre com o intuito de promover uma competição e de chegar a um resultado final. Portanto, nas escolas investigadas, o incentivo à construção de situações que possibilitem o desenvolvimento da sensibilidade recebe pouca importância, o que compromete significativamente a educação da sensibilidade dessas crianças e limita o poder de criação.

Palavras-chave : Brincar e se-movimentar; Sensibilidade; Criança; Escola.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )