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Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

NOGUEIRA, Valdilene Aline; MALDONADO, Daniel Teixeira; SILVA, Sheila Aparecida Pereira dos Santos  e  NEIRA, Marcos Garcia. Inspirações Freirianas e Educação Física escolar: a organização do currículo em uma comunidade de aprendizagem brasileira. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.59, e56430.  Epub 03-Dez-2019. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e56430.

Paulo Freire é um autor que influencia educadores/as progressistas nos mais diversos espaços, como as Comunidades de Aprendizagem (CA), que começam a surgir e a se destacar no Brasil e na América do Sul. Objetivamos entender como a obra freiriana foi interpretada na construção do currículo de Educação Física (EF) de uma CA com o intuito de refletir a respeito de possíveis aproximações entre esse ideário e as bases filosófico/pedagógicas do componente curricular. O método consistiu em analisar e interpretar o referencial teórico do documento curricular da CA buscando identificar ideias freirianas presentes nele. O resultado da análise mostra que o currículo da EF visa ao desenvolvimento de senso crítico dos/das estudantes a partir da interpretação da cultura corporal de movimento e que existe a ideia de que é importante ser fisicamente ativo para efetivar uma postura cidadã na sociedade.

Palavras-chave : Educação física escolar; Comunidade de aprendizagem; Educação libertadora.

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