SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número59Inspirações Freirianas e Educação Física escolar: a organização do currículo em uma comunidade de aprendizagem brasileiraAs referências de François Dubet nos periódicos científicos de Educação Física: limites e continuidades índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

MODESTO, Everaldo Lambert  e  GREGUOL, Márcia. Efeito do exercício físico sobre a cinemática da marcha em pessoas com síndrome de Down: uma revisão sistemática. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.59, e57043.  Epub 03-Dez-2019. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e57043.

Pessoas com síndrome de Down (SD) apresentam problemas na marcha desde infância até a fase adulta. Objetivo deste estudo foi realizar uma revisão sistemática da literatura abordando o efeito do exercício físico controlado sobre a cinemática da marcha em pessoas SD. A busca na literatura ocorreu em oito bases de dados eletrônicas. Foram selecionados e verificados a análise de qualidade (k= 0,92) de dez estudos. Assim, detectou-se escassez de pesquisas relativas aos efeitos de programas de treinamento controlado sobre a cinemática da marcha na população sindrômica. Verificou-se maior participação de indivíduos do sexo masculino (37%) em comparação ao feminino (27,3%), e ainda 60% das pesquisas direcionadas a população sindrômica nesse estudo diz respeito a lactentes com utilização de protocolos de treinamento aeróbio. Os resultados apontaram benefícios de programas controlados de exercício físico modificando favoravelmente a Cinemática da marcha dos indivíduos com SD, em especial nos dois primeiros anos de vida.

Palavras-chave : Exercício físico; Cinemática da marcha; Síndrome de down.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )