SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número59Efeito do exercício físico sobre a cinemática da marcha em pessoas com síndrome de Down: uma revisão sistemáticaResenha do livro “Mulheres em manchete: a potência da geração de voleibol dos anos 1980” índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

BUNGENSTAB, Gabriel Carvalho. As referências de François Dubet nos periódicos científicos de Educação Física: limites e continuidades. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.59, e57121.  Epub 03-Dez-2019. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e57121.

O objetivo deste artigo é mapear a presença do sociólogo François Dubet na produção científica do campo da Educação Física (EF) e analisar de que maneira suas contribuições teóricas aparecem na área. Dubet é um sociólogo francês referência no mundo acadêmico atual. Este texto apresenta a descrição que Dubet faz sobre a “sociologia da experiência” e da escola democrática contemporânea, demonstrando uma possível desinstitucionalização deste espaço. O artigo se ocupará por realizar um levantamento bibliográfico nos principais periódicos da EF a fim de analisar aqueles artigos que referenciaram Dubet. Aponta, ainda, que há pouco diálogo entre a EF e o sociólogo francês, contudo, o campo parece iniciar uma aproximação crítica com as teorias de Dubet.

Palavras-chave : François Dubet; Educação física; Experiência; Epistemologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )