SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número59Resenha do livro “Mulheres em manchete: a potência da geração de voleibol dos anos 1980”Formação de professores universitários na pós-graduação stricto sensu em Educação Física no Brasil: uma revisão sistemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

RABELO, Viviani Darolt; LUCIO, Géssica Adriana de Carvalho; GRUNENNVALDT, José Tarcísio  e  MOREIRA, Evando Carlos. Formação continuada de professores de Educação Física: relatos de uma experiência na educação infantil. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.59, e57354.  Epub 03-Dez-2019. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e57354.

Este texto pretende apresentar uma experiência de formação colaborativa desenvolvida com professores de Educação Física atuantes na Educação Infantil da rede pública municipal de Cuiabá/MT, tendo como orientação o trabalho colaborativo reflexivo, na perspectiva da investigação-ação. A proposta foi desenvolvida por dez meses em quinze encontros, dos quais participaram setenta e quatro professores de Educação Física atuantes na Educação Infantil nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s), Centros Emergenciais de Educação Infantil (CEEI’s), Escolas de Educação Infantil e Escolas Municipais de Educação Básica. Os professores avaliaram a formação continuada desenvolvida apontando as dificuldades encontradas na prática pedagógica, a partir dos grupos de trabalho criados durante a formação, conseguindo sanar algumas dificuldades e dúvidas por intermédio da troca de experiências. Os professores puderam entender melhor os documentos e referenciais que permeiam o ensino na Educação Infantil, organizando os espaços e tempos pedagógicos, nos planejamentos desenvolvidos no decorrer dos encontros.

Palavras-chave : Educação infantil; Educação física; Formação continuada.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )