SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue59Continuing formation of teachers of physical education: account of an experience in childhood educationThe flipped classroom in school Physical Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Motrivivência

On-line version ISSN 2175-8042

Abstract

TEIXEIRA, Fabiane Castilho; BROCH, Caroline; KRAVCHYCHYN, Claudio  and  RINALDI, Ieda Parra Barbosa. Formação de professores universitários na pós-graduação stricto sensu em Educação Física no Brasil: uma revisão sistemática. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.59, e57566.  Epub Dec 03, 2019. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e57566.

O objetivo do artigo foi investigar como tem se configurado a formação de professores universitários nos programas brasileiros de pós-graduação stricto sensu em Educação Física. Recorremos à revisão sistemática de literatura para verificar as produções científicas que tratam do assunto. Realizamos a busca nas bases de dados Lilacs, Scielo, Web of Science e Sport InformationResource Centre (SportDiscus). A amostra final contou com quatro artigos científicos. A análise descritiva e o método de análise de conteúdo subsidiaram o tratamento dos dados. O estudo confirmou a incipiência de pesquisas na área que analisam a formação do professor universitário. As publicações destacam os reflexos positivos da formação para a docência na pós-graduação, bem como apontam as fragilidades na oferta dessa formação. Constatamos uma polarização entre pesquisa e docência nos estudos selecionados. A modo de conclusão, pensamos que a aproximação dos dois elementos nessa configuração pode enriquecer esse processo formativo.

Keywords : Pós-graduação stricto sensu; Formação de professores; Educação física; Produção científica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )