SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número59Formação continuada de professores de Educação Física: relatos de uma experiência na educação infantilA sala de aula invertida na Educação Física escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

TEIXEIRA, Fabiane Castilho; BROCH, Caroline; KRAVCHYCHYN, Claudio  e  RINALDI, Ieda Parra Barbosa. Formação de professores universitários na pós-graduação stricto sensu em Educação Física no Brasil: uma revisão sistemática. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.59, e57566.  Epub 03-Dez-2019. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e57566.

O objetivo do artigo foi investigar como tem se configurado a formação de professores universitários nos programas brasileiros de pós-graduação stricto sensu em Educação Física. Recorremos à revisão sistemática de literatura para verificar as produções científicas que tratam do assunto. Realizamos a busca nas bases de dados Lilacs, Scielo, Web of Science e Sport InformationResource Centre (SportDiscus). A amostra final contou com quatro artigos científicos. A análise descritiva e o método de análise de conteúdo subsidiaram o tratamento dos dados. O estudo confirmou a incipiência de pesquisas na área que analisam a formação do professor universitário. As publicações destacam os reflexos positivos da formação para a docência na pós-graduação, bem como apontam as fragilidades na oferta dessa formação. Constatamos uma polarização entre pesquisa e docência nos estudos selecionados. A modo de conclusão, pensamos que a aproximação dos dois elementos nessa configuração pode enriquecer esse processo formativo.

Palavras-chave : Pós-graduação stricto sensu; Formação de professores; Educação física; Produção científica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )