SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue59Training of university professors in stricto sensu postgraduation in Physical Education in Brazil: a systematic reviewThe National Common Curricular Basis and its deployment for Physical Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Motrivivência

On-line version ISSN 2175-8042

Abstract

BELMONT, Rachel Saraiva; OSBORNE, Renata  and  LEMOS, Evelyse dos Santos. A sala de aula invertida na Educação Física escolar. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.59, e57708.  Epub Dec 03, 2019. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e57708.

Apesar de inúmeros trabalhos publicados sobre a metodologia Sala de Aula Invertida, há uma lacuna sobre seus efeitos na Educação Física Escolar. O objetivo desse ensaio é discutir a potencialidade da Sala de Aula Invertida como estratégia facilitadora da aprendizagem significativa de conceitos na Educação Física Escolar. Foi discutido, na perspectiva da Teoria da Aprendizagem Significativa, como a metodologia pode ser empregada nas aulas tanto como estratégia de ensino quanto de avaliação da aprendizagem conceitual. Acreditamos que as metodologias ativas que utilizem tecnologias como recursos, podem auxiliar no processo de aprendizagem significativa, se forem planejadas e desenvolvidas considerando as fases do ensino, o papel da interação social na aprendizagem e os elementos que influenciam no processo educativo.

Keywords : Ensino; Materiais de ensino; Aprendizagem significativa; Avaliação educacional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )