SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue59The flipped classroom in school Physical Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Motrivivência

On-line version ISSN 2175-8042

Abstract

SOUZA, Adriano Lopes de et al. A Base Nacional Comum Curricular e seus desdobramentos para a Educação Física. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.59, e58123.  Epub Dec 03, 2019. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e58123.

O presente estudo tem como objetivo analisar o processo de construção da Base Nacional Comum Curricular, bem como a forma como ela está estruturada, dando centralidade às interfaces com a Educação Física na área de Linguagens. Metodologicamente, adotamos um delineamento qualitativo de tipo descritivo/exploratório, recorrendo à pesquisa documental como técnica para a nossa coleta e análise de dados. Constata-se que a sua suposta construção democrática é controversa e que o manuscrito ressente de uma maior integração curricular, expressa tanto na desarticulação entre as etapas da escolarização, quanto no trabalho de interdisciplinaridade entre os componentes curriculares. Constata-se, ainda, que a Educação Física carece de um maior aprofundamento capaz de justificá-la na área em que está inserida.

Keywords : Base nacional comum curricular; Educação física; Área de linguagens; Integração curricular.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )