SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número59A sala de aula invertida na Educação Física escolar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

SOUZA, Adriano Lopes de et al. A Base Nacional Comum Curricular e seus desdobramentos para a Educação Física. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.59, e58123.  Epub 03-Dez-2019. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e58123.

O presente estudo tem como objetivo analisar o processo de construção da Base Nacional Comum Curricular, bem como a forma como ela está estruturada, dando centralidade às interfaces com a Educação Física na área de Linguagens. Metodologicamente, adotamos um delineamento qualitativo de tipo descritivo/exploratório, recorrendo à pesquisa documental como técnica para a nossa coleta e análise de dados. Constata-se que a sua suposta construção democrática é controversa e que o manuscrito ressente de uma maior integração curricular, expressa tanto na desarticulação entre as etapas da escolarização, quanto no trabalho de interdisciplinaridade entre os componentes curriculares. Constata-se, ainda, que a Educação Física carece de um maior aprofundamento capaz de justificá-la na área em que está inserida.

Palavras-chave : Base nacional comum curricular; Educação física; Área de linguagens; Integração curricular.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )