SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número60Era uma vez um ministério do esporte...: seu financiamento e gasto nos governos Lula, Dilma e Temer índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

CASTELLANI FILHO, Lino. A política esportiva brasileira: de ‘política de estado’ ao ‘estado da política’. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.60, e67325.  Epub 05-Dez-2019. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e67325.

Este ensaio traz reflexões acerca da configuração da política esportiva brasileira, se valendo da experiência do autor como pesquisador do tema e, em determinados momentos, gestor público das referidas políticas. Busca expressar a ausência de política esportiva em seu caráter de “política de Estado”, tecendo considerações sobre os momentos em que mais próximo desse caráter ela esteve, e a oportunidade então perdida. Traz, por fim, entendimento da presença dela no atual Governo, apontando um “estado de política esportiva” totalmente desqualificado em sua possibilidade de alçar-se ao nível de política de Estado. Estado esse que dá sinais visíveis da intenção governamental de militarização da sociedade brasileira, tendo a política esportiva, capitaneada pelas Forças Armadas, como sua fiel escudeira.

Palavras-chave : Política esportiva brasileira; Política de estado; Ministério do esporte; Militarização do esporte.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )