SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número60A política esportiva brasileira: de ‘política de estado’ ao ‘estado da política’As representações sociais sobre a extinção do ministério do esporte para os usuários do twitter: um estudo netnográfico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

CARNEIRO, Fernando Henrique Silva; ATHAYDE, Pedro Fernando Avalone  e  MASCARENHAS, Fernando. Era uma vez um ministério do esporte...: seu financiamento e gasto nos governos Lula, Dilma e Temer. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.60, e65541.  Epub 05-Dez-2019. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e65541.

O texto tem como objetivo analisar o financiamento e gasto do Ministério do Esporte de 2003 a 2018, tendo por base os Governos Lula, Dilma e Temer. O estudo tem caráter quantitativo-qualitativo e se apoiou em levantamento documental, tendo sido analisado três indicadores sobre o financiamento e gasto com esporte. Em relação ao indicador fontes de financiamento identificamos que a maior parte do financiamento do Ministério do Esporte foi de recursos ordinários. No indicador magnitude do gasto ficou claro que a maior parte dos recursos autorizados no período foram contingenciados e os recursos gastos tiveram grande variação no período. O indicador de direção do gasto demonstrou que a maioria do gasto foi com Infraestrutura e Megaeventos esportivos, no Governo Lula a prioridade foi com Infraestrutura, no Governo Dilma foi com Megaeventos esportivos e no Governo Temer foi com Gestão e Infraestrutura.

Palavras-chave : Políticas públicas; Orçamento público; Financiamento do esporte; Ministério do esporte.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )