SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue60National sport policy: the consequences of dismantling the ministry of sportCapitalism crisis, ultraliberal politics and the extinction of the ministry of sports author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Motrivivência

On-line version ISSN 2175-8042

Abstract

ORDONHES, Mayara Torres; ZANIOL, Gustavo Elias; HERCULES, Emilia Devantel  and  CAVICHIOLLI, Fernando Renato. A inserção do esporte no ministério da cidadania: análise das opiniões sobre o “fim” do ministério do esporte. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.60, e66972.  Epub Dec 05, 2019. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e66972.

O objetivo deste estudo foi o de evidenciar, por meio da plataforma de interação social Twitter, quais foram as opiniões referentes ao “fim” do Ministério do Esporte. A realização dessa pesquisa justifica-se pois visa contribuir para as discussões relacionadas ao novo contexto esportivo nacional e por compreender que as redes sociais estabelecem logicas diferenciadas para as discussões e configurações no mundo. Os dados foram obtidos através do levantamento dos tweets publicados na plataforma e da sistematização dos mesmos em categorias de análise. Pode-se evidenciar, que as opiniões referentes ao “fim” do Ministério do Esporte concentraram-se, majoritariamente, em comentários negativos (f=41,5%, n= 44), sendo estes observados através de manifestações populares (f=2,83%, n=3) e manifestações oficiais (f=3,77%, n=4). A partir dos dados observados, pode-se identificar que o “fim” do Ministério do Esporte e a inserção do esporte no Ministério da Cidadania apresenta-se em desacordo com a opinião da amostra observada.

Keywords : Políticas públicas; Esporte; Educação física.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )