SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número60Política nacional do esporte: as consequências do desmonte do ministério do esporteCrise do capitalismo, política ultraliberal e a extinção do ministério do esporte índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

ORDONHES, Mayara Torres; ZANIOL, Gustavo Elias; HERCULES, Emilia Devantel  e  CAVICHIOLLI, Fernando Renato. A inserção do esporte no ministério da cidadania: análise das opiniões sobre o “fim” do ministério do esporte. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.60, e66972.  Epub 05-Dez-2019. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e66972.

O objetivo deste estudo foi o de evidenciar, por meio da plataforma de interação social Twitter, quais foram as opiniões referentes ao “fim” do Ministério do Esporte. A realização dessa pesquisa justifica-se pois visa contribuir para as discussões relacionadas ao novo contexto esportivo nacional e por compreender que as redes sociais estabelecem logicas diferenciadas para as discussões e configurações no mundo. Os dados foram obtidos através do levantamento dos tweets publicados na plataforma e da sistematização dos mesmos em categorias de análise. Pode-se evidenciar, que as opiniões referentes ao “fim” do Ministério do Esporte concentraram-se, majoritariamente, em comentários negativos (f=41,5%, n= 44), sendo estes observados através de manifestações populares (f=2,83%, n=3) e manifestações oficiais (f=3,77%, n=4). A partir dos dados observados, pode-se identificar que o “fim” do Ministério do Esporte e a inserção do esporte no Ministério da Cidadania apresenta-se em desacordo com a opinião da amostra observada.

Palavras-chave : Políticas públicas; Esporte; Educação física.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )