SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue60"I want to be a rich and famous athlete": high school sport participation motives of young athletesThe implications of the interdependent configuration between trainees and supervising teachers in the supervised curriculum internship in Physical Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Motrivivência

On-line version ISSN 2175-8042

Abstract

SANTOS, Leontine Lima Dos et al. O bom professor de Educação Física na visão de acadêmicos de licenciatura. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.60, e58476.  Epub Dec 05, 2019. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e58476.

O objetivo desta pesquisa foi identificar a percepção dos acadêmicos de Licenciatura em Educação Física sobre os elementos que compõem a prática pedagógica do bom professor. A metodologia possui um delineamento descritivo e caracteriza-se pelo uso da abordagem qualitativa, apresentando como sujeitos de pesquisa uma turma de dezoito acadêmicos de licenciatura em Educação Física da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas. Utilizamos a análise de conteúdo e optamos por dividir os resultados em duas categorias. A primeira, denominada “Conhecimento profissional e contextos de atuação”, foi construída com a intenção de explorar os conhecimentos docentes relacionados à profissão e sua atuação profissional. Já a segunda está relacionada às “Características do bom professor e às habilidades necessárias para a docência”, buscando descrever as características desse bom professor e trazendo os elementos relacionados às práticas docentes dentro do contexto da sala de aula.

Keywords : Prática pedagógica; Bom professor; Conhecimentos; Habilidades.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )