SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número60"Quiero ser un atleta rico y famoso": motivos para la práctica deportiva de jóvenes atletas escolaresLas implicaciones de la configuración interdependiente entre pasantes y profesores supervisores en la etapa curricular supervisada en Educación Física índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

SANTOS, Leontine Lima Dos et al. O bom professor de Educação Física na visão de acadêmicos de licenciatura. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.60, e58476.  Epub 05-Dic-2019. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e58476.

O objetivo desta pesquisa foi identificar a percepção dos acadêmicos de Licenciatura em Educação Física sobre os elementos que compõem a prática pedagógica do bom professor. A metodologia possui um delineamento descritivo e caracteriza-se pelo uso da abordagem qualitativa, apresentando como sujeitos de pesquisa uma turma de dezoito acadêmicos de licenciatura em Educação Física da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas. Utilizamos a análise de conteúdo e optamos por dividir os resultados em duas categorias. A primeira, denominada “Conhecimento profissional e contextos de atuação”, foi construída com a intenção de explorar os conhecimentos docentes relacionados à profissão e sua atuação profissional. Já a segunda está relacionada às “Características do bom professor e às habilidades necessárias para a docência”, buscando descrever as características desse bom professor e trazendo os elementos relacionados às práticas docentes dentro do contexto da sala de aula.

Palabras clave : Prática pedagógica; Bom professor; Conhecimentos; Habilidades.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )