SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número60“Quero ser um atleta rico e famoso”: motivos para a prática esportiva de jovens atletas escolaresAs implicações da configuração interdependente entre estagiários e professores supervisores no estágio curricular supervisionado em Educação Física índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

SANTOS, Leontine Lima Dos et al. O bom professor de Educação Física na visão de acadêmicos de licenciatura. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.60, e58476.  Epub 05-Dez-2019. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e58476.

O objetivo desta pesquisa foi identificar a percepção dos acadêmicos de Licenciatura em Educação Física sobre os elementos que compõem a prática pedagógica do bom professor. A metodologia possui um delineamento descritivo e caracteriza-se pelo uso da abordagem qualitativa, apresentando como sujeitos de pesquisa uma turma de dezoito acadêmicos de licenciatura em Educação Física da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas. Utilizamos a análise de conteúdo e optamos por dividir os resultados em duas categorias. A primeira, denominada “Conhecimento profissional e contextos de atuação”, foi construída com a intenção de explorar os conhecimentos docentes relacionados à profissão e sua atuação profissional. Já a segunda está relacionada às “Características do bom professor e às habilidades necessárias para a docência”, buscando descrever as características desse bom professor e trazendo os elementos relacionados às práticas docentes dentro do contexto da sala de aula.

Palavras-chave : Prática pedagógica; Bom professor; Conhecimentos; Habilidades.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )