SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número60As implicações da configuração interdependente entre estagiários e professores supervisores no estágio curricular supervisionado em Educação FísicaO karatê-do como instrumento de formação do caráter e personalidade dos praticantes através de suas técnicas corporais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

BORSATO, Matheus et al. A produção acadêmico-científica sobre jogos eletrônicos em periódicos da área de Educação Física no Brasil. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.60, e59692.  Epub 05-Dez-2019. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e59692.

Dada a recente notoriedade que os estudos dos jogos eletrônicos vêm adquirindo no campo acadêmico, a presente investigação teve como objetivo mapear a produção científica sobre a temática em tela na área da Educação Física. Para atender a tal premissa, localizamos em revistas científicas da área 41 textos que versavam sobre o tema. Por meio de análise descritiva, em consonância com a mobilização do referencial sociológico de Pierre Bourdieu, verificamos que as Revistas Licere e Motrivivência são os principais veículos de divulgação da temática investigada. Face a essa conformação, constatamos também a centralidade da Universidade Federal do Paraná e da Universidade Federal de Santa Catarina como alguns dos principais polos de produção de estudos associados aos jogos eletrônicos no campo da Educação Física no Brasil. Mediante esses dados, concluímos que as redes de relações acadêmicas constituem posições sociais de um campo de investigação, movido e influenciado por um habitus científico.

Palavras-chave : Jogos eletrônicos; Educação física; Produção do conhecimento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )