SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número60O karatê-do como instrumento de formação do caráter e personalidade dos praticantes através de suas técnicas corporaisPolítica de esporte universitário em uma instituição pública de ensino superior de Mato Grosso do Sul índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

NASCIMENTO, Diego Ramos do; RIBEIRO, Carlos Henrique de Vasconcellos  e  PEREIRA, Erik Giuseppe Barbosa. Futebol e migração: a perspectiva dos treinadores brasileiros no exterior. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.60, e59846.  Epub 05-Dez-2019. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e59846.

O fluxo migratório nos esportes é definido como o movimento entrada/saída de atletas entre países. Causas e consequências são mutáveis e definidas de acordo com características globais. Apesar de sua importância no esporte, os treinadores não possuem o mesmo peso nesse processo. O objetivo desse estudo foi estudo foi entender, a partir das atuações de dois renomados treinadores brasileiros de futebol, como se dá(ão) o(s) processo(s) migratório(s). Trata-se de um estudo observacional de característica qualitativa. Entrevistas semiestruturadas sobre questões inerentes ao fluxo migratório foram realizadas com 2 treinadores brasileiros de experiência internacional. Para análise dos dados nos apoiamos na Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Concluímos que a visão dos treinadores sobre o fluxo migratório no futebol brasileiro tem aspectos diferentes dos atletas. As motivações foram o desafio profissional e novas oportunidades. Aspectos socioculturais foram as principais dificuldades. Além disso, uma possível segregação política, falta de resultados expressivos e ausência das licenças específicas fecham portas internacionais para treinadores brasileiros.

Palavras-chave : Esporte; Futebol; Migração.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )