SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue60São João de Braga running: service quality and intention of recommendation from participantsEpisodic characterization of the topic of health in the Physical Education curricula at a public federal university author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Motrivivência

On-line version ISSN 2175-8042

Abstract

VASQUES, Hugo Cavalcante; GARBELINI, Giovanna Sayuri  and  MARCO, Ademir De. O circo na educação infantil: vivências e representações artísticas no desenho. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.60, e60124.  Epub Dec 05, 2019. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e60124.

O circo sempre manteve estreita relação com o universo infantil, despertando magia, alegria e sonhos. Este estudo analisou representações e apropriações das crianças sobre o circo, a partir de seus próprios desenhos, elaborados numa proposta de atividades circenses. Consistiu num estudo de caso, com 21 crianças de uma instituição de educação infantil, com idade entre 4 a 5 anos. Observou-se que antes da proposta a estrutura externa do circo, a lona, foi o elemento mais representado pelas crianças, sugerindo este fato, que embora algumas crianças nunca tivessem presenciado um espetáculo de circo, conheciam sua estrutura física que em algum momento lhes foi apresentada. Após 12 sessões da proposta pedagógica, a lona do circo deixou de ser o elemento mais representado, surgindo protagonistas, como o malabarista e o mágico. Ficou evidenciado que vivências corporais e o diálogo permitiram ressignificar o circo na educação infantil.

Keywords : Educação infantil; Educação física; Circo; Desenho.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )