SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número60Carrera de São João de Braga: calidad de servicios e intenciones de recomendación de los participantesCaracterización episódica sobre el tema de la salud en los currículos de formación en Educación Física en una universidad federal pública índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

VASQUES, Hugo Cavalcante; GARBELINI, Giovanna Sayuri  y  MARCO, Ademir De. O circo na educação infantil: vivências e representações artísticas no desenho. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.60, e60124.  Epub 05-Dic-2019. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e60124.

O circo sempre manteve estreita relação com o universo infantil, despertando magia, alegria e sonhos. Este estudo analisou representações e apropriações das crianças sobre o circo, a partir de seus próprios desenhos, elaborados numa proposta de atividades circenses. Consistiu num estudo de caso, com 21 crianças de uma instituição de educação infantil, com idade entre 4 a 5 anos. Observou-se que antes da proposta a estrutura externa do circo, a lona, foi o elemento mais representado pelas crianças, sugerindo este fato, que embora algumas crianças nunca tivessem presenciado um espetáculo de circo, conheciam sua estrutura física que em algum momento lhes foi apresentada. Após 12 sessões da proposta pedagógica, a lona do circo deixou de ser o elemento mais representado, surgindo protagonistas, como o malabarista e o mágico. Ficou evidenciado que vivências corporais e o diálogo permitiram ressignificar o circo na educação infantil.

Palabras clave : Educação infantil; Educação física; Circo; Desenho.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )