SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número60Corrida de São João de Braga: qualidade de serviços e intenções de recomendação dos participantesCaracterização episódica sobre o tema da saúde nos currículos de formação em Educação Física em uma universidade federal pública índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

VASQUES, Hugo Cavalcante; GARBELINI, Giovanna Sayuri  e  MARCO, Ademir De. O circo na educação infantil: vivências e representações artísticas no desenho. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.60, e60124.  Epub 05-Dez-2019. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e60124.

O circo sempre manteve estreita relação com o universo infantil, despertando magia, alegria e sonhos. Este estudo analisou representações e apropriações das crianças sobre o circo, a partir de seus próprios desenhos, elaborados numa proposta de atividades circenses. Consistiu num estudo de caso, com 21 crianças de uma instituição de educação infantil, com idade entre 4 a 5 anos. Observou-se que antes da proposta a estrutura externa do circo, a lona, foi o elemento mais representado pelas crianças, sugerindo este fato, que embora algumas crianças nunca tivessem presenciado um espetáculo de circo, conheciam sua estrutura física que em algum momento lhes foi apresentada. Após 12 sessões da proposta pedagógica, a lona do circo deixou de ser o elemento mais representado, surgindo protagonistas, como o malabarista e o mágico. Ficou evidenciado que vivências corporais e o diálogo permitiram ressignificar o circo na educação infantil.

Palavras-chave : Educação infantil; Educação física; Circo; Desenho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )