SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número60O circo na educação infantil: vivências e representações artísticas no desenhoAs faces da precariedade do trabalho docente e as estratégias de ação de professores de Educação Física atuante no ensino superior privado mercantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

OLIVEIRA, Victor José Machado de  e  GOMES, Ivan Marcelo. Caracterização episódica sobre o tema da saúde nos currículos de formação em Educação Física em uma universidade federal pública. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.60, e61593.  Epub 05-Dez-2019. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e61593.

Investiga como se dão as caracterizações episódicas do tema da saúde nos currículos do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo. Trata-se de uma investigação qualitativa na qual se acessaram documentos curriculares e se entrevistaram sete professores dos cursos de licenciatura e bacharelado. A chave de análise dos dados é enfocada na teoria da estruturação de Anthony Giddens, sobretudo, na noção de episódio. Os dados apontam para três episódios: I) sobre a ruptura com o currículo mínimo e a presença exógena do tema da saúde; II) sobre relação ao redirecionamento para a formação de professores e a saída do Centro Biomédico; III) sobre o nascimento de um novo curso e seus paradoxos. Essa caracterização episódica nos possibilita problematizar como o tema da saúde vem sendo abordado nos currículos de formação em EF - inclusive sobre a pouca presença no curso de licenciatura e a majoritária biologização no curso de bacharelado.

Palavras-chave : Saúde; Capacitação de recursos humanos em saúde; Currículo; Educação superior.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )