SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número60Caracterización episódica sobre el tema de la salud en los currículos de formación en Educación Física en una universidad federal públicaEducación Física en la enseñanza secundaria: reflexión y desafíos sobre la tematización de la gimnasia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Motrivivência

versión On-line ISSN 2175-8042

Resumen

GEREZ, Alessandra Galve  y  BRACHT, Valter. As faces da precariedade do trabalho docente e as estratégias de ação de professores de Educação Física atuante no ensino superior privado mercantil. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.60, e61672.  Epub 05-Dic-2019. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e61672.

O estudo objetivou identificar como tem se configurado a precariedade do trabalho docente no ensino superior privado mercantil e as estratégias de ação adotadas por docentes de cursos de licenciatura em Educação Física para o seu enfrentamento. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 12 docentes que atuam em cursos de instituições de ensino superior privadas mercantis. As informações produzidas foram interpretadas à luz dos conceitos de Pierre Bourdieu e de alguns pressupostos da Análise de Discurso. Os resultados indicaram que, além da sobrecarga de disciplinas e de um regime de trabalho predominante horista, obrigando-os a acumularem vários empregos, há perda da autonomia pedagógica devido à imposição de pacotes didáticos e das pressões do ENADE. Foram identificadas estratégias de ação docentes voltadas à adaptação, mas também à resistência.

Palabras clave : Ensino superior; Privatização; Trabalho docente; Precarização.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )