SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número60Caracterização episódica sobre o tema da saúde nos currículos de formação em Educação Física em uma universidade federal públicaEducação Física no ensino médio: reflexões e desafios sobre a tematização da ginástica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

GEREZ, Alessandra Galve  e  BRACHT, Valter. As faces da precariedade do trabalho docente e as estratégias de ação de professores de Educação Física atuante no ensino superior privado mercantil. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.60, e61672.  Epub 05-Dez-2019. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e61672.

O estudo objetivou identificar como tem se configurado a precariedade do trabalho docente no ensino superior privado mercantil e as estratégias de ação adotadas por docentes de cursos de licenciatura em Educação Física para o seu enfrentamento. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 12 docentes que atuam em cursos de instituições de ensino superior privadas mercantis. As informações produzidas foram interpretadas à luz dos conceitos de Pierre Bourdieu e de alguns pressupostos da Análise de Discurso. Os resultados indicaram que, além da sobrecarga de disciplinas e de um regime de trabalho predominante horista, obrigando-os a acumularem vários empregos, há perda da autonomia pedagógica devido à imposição de pacotes didáticos e das pressões do ENADE. Foram identificadas estratégias de ação docentes voltadas à adaptação, mas também à resistência.

Palavras-chave : Ensino superior; Privatização; Trabalho docente; Precarização.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )