SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue60The faces of precariousness and proletarianization of teaching work and the strategies of action of Physical Education teachers acting in the mercantile private higher educationBook review: “O estágio profissional na (re)construção da identidade profissional em Educação Física” author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Motrivivência

On-line version ISSN 2175-8042

Abstract

MALDONADO, Daniel Teixeira; SOARES, Daniela Bento  and  SCHIAVON, Laurita Marconi. Educação Física no ensino médio: reflexões e desafios sobre a tematização da ginástica. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.60, e56559.  Epub Dec 05, 2019. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e56559.

O presente artigo expõe um relato de experiência pedagógica com a Ginástica durante as aulas de Educação Física. As ações didáticas foram organizadas em duas escolas públicas de Ensino Médio, localizadas na cidade de São Paulo. Os registros do professor e os trabalhos realizados pelos estudantes foram fontes de dados para a descrição dos projetos educativos. Em seguida, o texto foi objeto de diálogo com outra professora de Educação Física, para que houvesse uma reflexão interativa sobre a prática pedagógica descrita. Diversificadas práticas gímnicas (Rítmica, Artística, Acrobática e Ginástica para Todos) foram tematizadas pelo professor de uma instituição pública de ensino nas aulas regulares de Educação Física. Esse relato buscou alinhar as discussões acadêmicas com a realidade da escola, analisar os desafios que os docentes encontram para desenvolver essa manifestação da cultura corporal, assim como mostrar aos (às) professores (as) de Educação Física exemplos do desenvolvimento de propostas teóricas.

Keywords : Educação física escolar; Ensino médio; Ginástica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )