SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número60As faces da precariedade do trabalho docente e as estratégias de ação de professores de Educação Física atuante no ensino superior privado mercantilResenha do livro: “O estágio profissional na (re)construção da identidade profissional em Educação Física” índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

MALDONADO, Daniel Teixeira; SOARES, Daniela Bento  e  SCHIAVON, Laurita Marconi. Educação Física no ensino médio: reflexões e desafios sobre a tematização da ginástica. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.60, e56559.  Epub 05-Dez-2019. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e56559.

O presente artigo expõe um relato de experiência pedagógica com a Ginástica durante as aulas de Educação Física. As ações didáticas foram organizadas em duas escolas públicas de Ensino Médio, localizadas na cidade de São Paulo. Os registros do professor e os trabalhos realizados pelos estudantes foram fontes de dados para a descrição dos projetos educativos. Em seguida, o texto foi objeto de diálogo com outra professora de Educação Física, para que houvesse uma reflexão interativa sobre a prática pedagógica descrita. Diversificadas práticas gímnicas (Rítmica, Artística, Acrobática e Ginástica para Todos) foram tematizadas pelo professor de uma instituição pública de ensino nas aulas regulares de Educação Física. Esse relato buscou alinhar as discussões acadêmicas com a realidade da escola, analisar os desafios que os docentes encontram para desenvolver essa manifestação da cultura corporal, assim como mostrar aos (às) professores (as) de Educação Física exemplos do desenvolvimento de propostas teóricas.

Palavras-chave : Educação física escolar; Ensino médio; Ginástica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )