SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número60Educação Física no ensino médio: reflexões e desafios sobre a tematização da ginásticaO ensino da ginástica na Educação Física: uma revisão sistemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Motrivivência

versão On-line ISSN 2175-8042

Resumo

PIOVANI, Verónica Gabriela Silva  e  RINALDI, Ieda Parra Barbosa. Resenha do livro: “O estágio profissional na (re)construção da identidade profissional em Educação Física”. Rev. Motriviv. [online]. 2019, vol.31, n.60, e59673.  Epub 05-Dez-2019. ISSN 2175-8042.  https://doi.org/10.5007/2175-8042.2019e59673.

A resenha apresenta o livro “O estágio profissional na (re) construção da identidade profissional em Educação Física” de Paula Batista, Amândio Graça e Paula Queirós. O texto descreve algumas alternativas para o modelo de formação inicial de professores de Educação Física, que valoram a identidade profissional docente e o papel do estágio obrigatório neste processo. São descritos distintos estudos que apontam a necessidade de aproximar as universidades às escolas, valorizando a experiência dos professores que cooperam com os estudantes que cursam a disciplina estágio obrigatório e se apropriando do conceito de comunidade de prática. Também, aborda-se a importância dos professores orientadores das universidades no estágio obrigatório. Desta maneira, entende-se que os estudantes podem construir sua identidade profissional desde sua formação inicial e assim, fortalecer a legitimidade da profissão docente em Educação Física.

Palavras-chave : Formação inicial; Socialização profissional; Docente.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )